quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Nova Cadeia de Fast Food - Muito Realista!!!

Menu 1
1 hamburger de gordura saturada com extra colesterol
1 pacote médio de sal em palitos
bebida - líquido com açucar e mais açucar ainda se pedir mega menu
opção- pacotinho de gordura trans por mais 0,20€

Oferta de um AVC na compra de 3 Menus

»» Conclusão - O barato sai caro! ««

De uma forma original a cadeia de fast food Subway, critíca os efeitos do consumo da comida hipercalórica no aumento de peso, quando um casal pede um Menu de um duplo queixo, celulite e mais umas quantas banhas...

Prefere alimentos ORGÂNICOS!

A Organização Mundial de Saúde lança um apelo ao consumo de alimentos orgânicos...

Um bem essencial à vida

Água – duas partes de hidrogénio e uma de oxigénio (H2O). É a substancia mais abundante no corpo humano e representa cerca de 60% do nosso peso corporal.

Calorias? Nutrientes?

Não possui, mas sem ela apenas sobrevivemos uns dias.
Uma perda de 5-10% da água do corpo significa uma desidratação grave mas se esta for de 15-20% pode mesmo ser fatal.

Bebe 1,5 L de água por dia

Mas, afinal a água engarrafada é mais segura que a canalizada?

Existem inúmeros factores que afectam as redes municipais e os tratamentos das águas municipais.
A melhor solução é obter o máximo de informação sobre a água que bebes.

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Natal saudável!



Bacalhau: o Rei da Consoada!



O bacalhau é, sem dúvida, um dos alimentos com presença
garantida na ceia de Natal da maioria dos portugueses!



Sabia que o bacalhau além de ser um alimento tradicional desta quadra festiva....é também um alimento bastante saudável?




É um peixe :
  • Com bom teor em proteína ( cerca de 19%)

  • Contém pouca quantidade de gordura (0,8%)

  • É uma boa fonte de potássio, magnésio e fósforo

Para além disso se o bacalhau "pedir" alho ...satisfaça-lhe a vontade, uma vez que o alho é um "super-alimento" muito amigo do coração.

Pode ainda colorir o seu prato com hortofrutículas ( couves, cenouras...) , fica sempre bem e o seu corpo agradece!

Quanto ao azeite...embora seja uma gordura saudável nao abuse!

Ah! Não adicione natas ou outros molhos ao bacalhau.... não quebre a tradição!

Tenha um NATAL Feliz e Saudável!






quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Fast food e obesidade

Todos gostam de rentabilizar o seu dinheiro. Do ponto de vista económico o dobro da comida com a mesma quantia é óptimo mas também o será do ponto de vista nutricional?

Há uns 10 anos, uma refeição de hambúrger com batatas fritas e uma cola tinha 660 kcal. Actualmente, a dose gigante da mesma refeição fornece 1400 kcal, mais de metade das necessidades calóricas diárias da maioria das pessoas.

O norte-americano Morgan Spurlock teve a ideia de fazer Super Size Me, para verificar o que aconteceria com uma pessoa que passasse um mês a alimentar-se de hamhúrgers e batatas fritas demonstrando os efeitos de uma dieta baseada em fast food. O resultado foram 11kg a mais, aumento do colesterol e sintomas como náuseas e fraqueza.



segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Quem dita a tua imagem? Tu ou Eu?



Todos os dias somos bombardeados com a imagem supostamente "perfeita"! A magreza é um dos objectivos a atingir! E porquê? Porque nos sentimos bem assim? Ou porque há uma pressão da sociedade para que assim seja?

Quem sabe se daqui a uns aninhos não vai ser "fashion" ter uns pneuzinhos!

Comunicar sem palavras!



Uma simples imagem consegue transmitir tanta informação!
"Beba leite, o leite é essencial para a saúde dos seus ossos!"
O grafismo é apelativo e inteligente e consegue captar a atenção do público alvo.

domingo, 18 de novembro de 2007

Dá-me a volta ao estômago! A fome deixou de ser notícia!



Confesso que ando a viver um misto de emoções que considero grave.
Não consigo ou não tenho vontade de entender porque tanta gente vive obcecada com o excesso de peso e quer que tenhamos “pena” porque é por uma questão emocional, porque é genético, porque a sociedade nos alicia a comer alimentos hipercalóricos, etc…
E se pura e simplesmente não houvesse comida??



As profundas desigualdades na distribuição da riqueza no mundo atingiram actualmente proporções verdadeiramente chocantes.

Em cada
3,5 segundos
Morre um ser humano à fome


MORREM Á FOME!!! Meus Deus, morrem à fome! Não tenho palavras…


No contexto de sociedade ocidental industrializada isto é inconcebível. Estes número são demasiado grandes para a nossa mente. Por um lado acho que é porque a nossa mente é fechada e insensível, por outro acho que é puro mecanismo de sobrevivência – não temos capacidade de lidar com uma dor tão grande.

Nos anos 70 cerca de 56% da população africana vivia com menos de US$ 1,00, hoje este valor é de 65%.
A pobreza está a aumentar, em vez de diminuir.

As ajudas dos países mais ricos aos mais pobres são uma gota de água no Oceano.

Calcula-se que 815 milhões, em todo o mundo sejam vítimas crónica ou grave subnutrição, a maior parte das quais são mulheres e crianças dos países em vias de desenvolvimento.

Todos os anos, dezenas de milhões de mães gravemente subnutridas dão à luz dezenas de milhões de bebés igualmente ameaçados.

Etiópia, Eritreia, Somália, Sudão, Quénia, Uganda e Djibuti a fome que há muito mata nestes países milhões de africanos, já deixou de ser notícia na imprensa internacional.

Centenas de milhões de pobres e famintos em todo o mundo apelam à solidariedade de todos aqueles que se afogam no consumismo e no desperdício.

sábado, 17 de novembro de 2007

Jogos!!

Muitos programas educacionais existentes actualmente recorrem a jogos simples e muito didácticos para cativar miúdos e graúdos a aprender, de forma divertida, mais um pouco sobre os alimentos.




Quando se comunica com crianças o mais difícil de incentivar são, ora bem, os hábitos saudáveis (isso é para os betinhos!!!), como por exemplo o consumo de fruta e vegetais (ai os verdes…).


Há que saber jogar com as características do nível intelectual das crianças que infelizmente não vêm nos manuais de instrução mesmo ao lado das inesgotáveis pilhas duracel....


A parmalat, faz uma abordagem muito inteligente neste anúncio, ao lembrar as crianças de que o leite é fundamental para CRESCER!!! E dar-lhes o prazer de dizer: "Já sou grande!"


Pequenos Grandes Desafios!!!







Se por um lado é verdade que é as pessoas de mais idade têm certos hábitos bem enraizados e dificilmente cedem aos nossos conselhos também é verdade que se bem explicado, estas pessoas entendem a necessidade de alterar alguns dos seus hábitos por uma questão de saúde… até porque já sentem na pele o pesar dos seus erros ao longo dos anos.


O grande desafio são as crianças! As crianças são criaturas fascinantes, são sonhadoras, vivem no mundo delas… Os rapazes querem ser sempre os melhores, os mais rápidos, os mais fortes e as meninas querem ser as mais giras e mais inteligentes. E ambos querem ser os mais altos! Estes seres em ponto pequeno também detestam regras, especialmente impostas pelos adultos, pelo que dizer “não corras que partes o nariz”, “lava os dentes antes de deitar”, “não desarrumes os brinquedos” ou “não comas guloseimas” é pior que estar calado porque estes seres indomáveis vão ter todo o prazer em fazer exactamente o contrário!!!

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Práticas de comunicação...boas ou más?



Quando comunicamos é necessário ter em conta vários parâmetros para que, ao fazê-lo sejamos entendidos.
Para que a comunicação seja bem concebida, inicialmente, tem que se conhecer o público alvo (a sua idade, o seu conhecimento, o que necessitam saber, como gostam de aprender, o que pretendem aprender), o tema a apresentar, o que queremos transmitir e como o iremos demonstrar.
Ao comunicar, não é apenas isso o importante!
Não é por gritar que vai se fazer ouvir melhor!!!
Ver quem se vai abordar (crianças, idosos) é essencial para uma pesquisa, para a criação de ideias. Posteriormente apenas se tem que as organizar e transformar o complexo em simples.
Assim, podemos obter boas e más praticas de comunicação. Exemplos disso mesmo são: frases curtas e concisas e/ou frases extensas e confusas; pesquisar num artigo cientifico ou ir ao google, ….
Porque uma comunicação por muito bem estudada que seja, tem sempre algo que poderia ser melhorado...gostariamos que analisassem os exemplos que se seguem e nos dessem a vossa opinião...ficamos a espera!
Divirtam-se! :P exemplo 1; exemplo 2