segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Conhecer, Gostar, Comprar...

Numa comunicação há que ter em conta não só o conteúdo da mensagem a transmitir e o seu formato apelativo mas também a existência de um objectivo bem definido.
A industria serve-se da publicidade para:


Dar a conhecer o produto

http://www.youtube.com/watch?v=Ue9HS2pBshc

Neste anúncio é criada uma personagem que age numa situação cómica com o objectivo de captar a atenção do consumidor. Embora a descrição do produto em si seja pobre, a construção do anúncio consegue informar da existência de um novo produto no mercado.

Fazer gostar do produto

http://www.youtube.com/watch?v=DfyeXrdZZ1o

O mais evidente neste anúncio é a existência de uma descrição detalhada, atractiva e sensual, que transmite a sensação, ao consumidor, de gostar do produto mesmo sem nunca o ter provado.


Fazer agir sobre o produto, levando o consumidor a comprar

No primeiro vídeo a população é a incentivada agir para se enquadrar no grupo, é uma publicidade dirigida aos homens e à sua masculinidade.



No segundo vídeo, ao enquadrarem o produto numa receita e tornando-a tão apelativa o consumidor é “obrigado” a adquiri-lo para que possa desfrutar dos sabores que anúncio descreve relativamente ao prato.

http://www.youtube.com/watch?v=bJM5vtoFAug

1 comentário:

Pedro Graça disse...

Conforme combinado, terminou a 31 de Outubro, a primeira fase de construção e comentários nos vossos blogues. Temos acompanhado com atenção o percurso dos vossos espaços de comentários e críticas ao fenómeno da alimentação. Obrigado pelo vosso esforço e evolução muito significativa em muitos grupos. Este esforço será agora avaliado, esperando que o período que agora se inicia seja igualmente produtivo.

Bons trabalhos,
Pedro Graça/Hugo Valente